Biografia

rodrigo-bio

Responsabilidade, trabalho e fé. Se poucas palavras podem resumir a trajetória de vida de Rodrigo Coelho, certamente essas três são algumas das mais significativas.

Nascido em Bom Jesus do Itabapoana, norte do estado do Rio de Janeiro, em 1976, Rodrigo era filho de uma família humilde. O pai, Seu Wanderley, era comerciário. A mãe, Irinéa, era uma professora que já tinha engravidado quatro vezes, mas ainda não tinha filhos.

Muito cedo, Rodrigo se mudou, com os pais, para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde seu pai conseguiu uma colocação como balconista. Lá nasceu seu irmão Roberto, em 1982.

Aos treze anos, no entanto, Rodrigo assumiu a chefia da família após a morte de Seu Wanderley, em 1989. Rodrigo, Dona Irinéa e o irmão voltaram a Bom Jesus, onde Rodrigo, agora na função de arrimo de família, começou a trabalhar.

Vendedor numa sapataria, auxiliar de escritório, professor de informática, programador de sistemas. Rodrigo se virou como pôde para sustentar a si e à família. Em 1992 conheceu Giliane Almeida, com quem se casou em 1997.

Membro da Igreja Católica, Rodrigo começou a participar também de movimentos sociais durante sua juventude, conhecendo ainda mais de perto a realidade das camadas mais carentes da população.

Rodrigo ingressou na política em 1999, se filiando ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi duas vezes candidato a vice-prefeito de Bom Jesus do Norte, município do sul capixaba, em 2000 e em 2004.

Tornou-se, em janeiro de 2009, Secretário Municipal de Governo de Cachoeiro de Itapemirim. Dentre outras atividades, coordenou o Orçamento Participativo, reestruturou a Defesa Civil Municipal e implantou o Escritório de Gestão de Projetos Prioritários (EGPP).

Sua experiência de vida somada ao aprendizado nos projetos sociais o credenciaram a ocupar dois mandatos de deputado estadual. Em 2010, candidatou-se ao cargo de deputado estadual e obteve 20109, qualificando-se como primeiro suplente de sua coligação.

Em 2011, Rodrigo Coelho assumiu a então Secretaria de Estado de Trabalho Assistência Social e Direitos Humanos. Em janeiro de 2013, na qualidade de suplente, assumiu em definitivo o mandato de deputado estadual, substituindo um colega de parlamento. Em 2014, foi novamente eleito para o cargo de deputado estadual.

Em 2016, Rodrigo filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Licenciado do mandato, Rodrigo ocupou, entre fevereiro e dezembro, a função de secretário de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social. Depois de sua passagem como secretário de estado, Rodrigo retomou o mandato de deputado estadual e as atividades na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Rodrigo mantém seu núcleo familiar, formado por sua esposa e suas três filhas, em Cachoeiro de Itapemirim, onde recarrega as energias para trabalhar por um Espírito Santo com desenvolvimento para todos.

Watch Dragon ball super